Crescimento da classe média em países emergentes impulsiona microseguros

SÃO PAULO- A constante expansão da classe média em países emergentes – como a Ásia, África, América Latina e Europa Oriental – tem impulsionado o mercado de pequenos seguros, chamados de microinsurance ou small-ticket insurance.

De acordo com um estudo da Accenture, empresa global de consultoria de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing, o crescimento da demanda vem sendo impulsionado pelo aumento dos rendimentos na classe média nas economias emergentes; pela inovação tecnológica; pela importância crescente da convergência e por melhorias nos sistemas operacionais.

O segmento de pequenos seguros inclui todos os tipos de apólices cujos prêmios e valores segurados são significativamente menores que os seguros convencionais. Envolvem uma série ampla de riscos que podem ser cobertos como lesões esportivas, cancelamento de bilhetes para eventos, tratamento médico de animais de estimação, roubo de carteiras ou de smartphones, dentre muitos outros.

De acordo com o Banco Mundial, o grupo de pessoas que se encaixam neste perfil é estimado em aproximadamente 2,3 bilhões. Os clientes-alvo são aqueles da base da pirâmide econômica que ganham entre US$ 2 e US$ 8 por dia e estão envolvidos em algum tipo de atividade econômica.

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